20
Mon, Nov
14 New Articles

www.Autopecasstore.PT

Trofa

“O prazer de ler” é o mote para a Semana da Leitura que ganha forma, através de diferentes atividades, em vários espaços do concelho de Santo Tirso, de 13 a 18 de fevereiro.

Numa semana em que os livros são os protagonistas muitas são as questões que surgem. Estarão os nossos jovens habituados a ler? Terão prazer na leitura? Como se incutem estes hábitos? O Jornal do Ave esteve na abertura da Semana da Leitura em Santo Tirso e foi à procura das respostas. Maria Carvalho é professora do Instituto Nun’Alvres e considera que “os jovens lêem, com toda a certeza, mais do que os adultos” e, por isso, “os hábitos de leitura são hábitos que se criam diariamente”, e em que muito contribui “a rede de bibliotecas escolares”. Com iniciativas como esta semana temática, a professora considera que “o incentivo à leitura aparece de uma forma muito mais forte e constante, porque a rede do concelho de Santo Tirso está a trabalhar para este projeto, que faz parte do Plano Nacional de Leitura, e ao ter toda esta abrangência acaba por ter uma força maior”.
Os livros não têm idade, existem para todos os gostos, em diferentes formatos e várias línguas.
Joana Lopes, aluna do 7.º ano do Instituto Nun’Alvres, gosta de ler e não alinha nas novas tecnologias quando à leitura diz respeito. “Prefiro o livro, é muito mais giro pelo prazer de virar a página”, afirmou. Já o colega José Lobo, também aluno do 7.º ano do Instituto Nun’Alvres, gosta “simplesmente de ler e descobrir a história”. “É importante ler”, asseverou o estudante que, enquanto lê, “aprende palavras novas”.
Para Maria Carvalho “um adulto só incentiva crianças a ter hábitos de leitura sendo ele próprio um leitor”. “Quem não lê e não tem prazer em ler não consegue transmitir esse prazer”, considerou a professora.
Para o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, Tiago Araújo, “os professores, as escolas e os alunos estão envolvidos em promover o livro, que é uma peça importante da parte cultural e educacional das crianças”.
A Semana da Leitura permite, entre outras coisas, que “os alunos olhem para os livros não como um mentor de grande dificuldade, mas sim que há outros livros, para além dos livros escolares, que lhes permitem crescer, imaginar ou viajar”. “As crianças e os jovens podem deliciar-se com a enorme oferta de livros que temos nas bibliotecas escolares e também na Biblioteca Municipal”, acrescentou.
Uma Semana da Leitura com exposições, minutos de leitura, encontros com autores, hora do conto e workshops, que vai já na 11.ª edição e que promete voltar para que nunca ninguém se esqueça do ‘prazer de ler’.

 

» Farmácia de serviço em Santo Tirso

 

» Farmácia de serviço em Famalicão

» Farmácia de serviço na Trofa