Fique ligado

Santo Tirso

Protagonistas da Revolução de Abril em Santo Tirso

Santo Tirso vai assinalar o 49º aniversário do 25 de Abril com um programa de três dias, que passa pela habitual sessão solene nos Paços do Concelho

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Santo Tirso vai assinalar o 49º aniversário do 25 de Abril com um programa de três dias, que passa pela habitual sessão solene nos Paços do Concelho e, ainda, pelo teatro, desporto e por uma tertúlia com quatro convidados, entre os quais João Paulo Diniz, o jornalista que lançou na rádio a primeira senha para o desencadear da operação militar, seguida da música “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho.

Com entrada livre, a Tertúlia de Abril terá lugar, dia 24, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso. Além de João Paulo Diniz, irá contar com a presença de Augusto Lemos, oficial miliciano que participou na revolução sob o comando direto de Salgueiro Maia, e Aurélio Carlos Moreira, personagem emblemática da rádio que, com uma carreira de 67 anos, é também o radialista português há mais anos no ativo. A moderação estará a cargo do jornalista Luís Costa, subdiretor da RTP Internacional.

João Paulo Diniz promete contar todos os pormenores que o levaram a lançar, às 22h55 do dia 24 de abril, a primeira senha escolhida pelo Movimento das Forças Armadas para o desencadear da operação militar contra o regime. Tinha, então, 25 anos e tornou-se depois numa das maiores referências do jornalismo em Portugal, com um percurso profissional que passou pela Rádio das Forças Armadas (Guiné), Rádio Clube Português, BBC (Londres), Antena 1, Rádio Comercial e Rádio Alfa (Paris).

Publicidade


Com 67 anos de carreira, Aurélio Carlos Moreira foi, precisamente, quem lançou João Paulo Diniz na Rádio Peninsular, tendo vivido parte do seu percurso profissional sob a forte pressão da censura da PIDE. Atualmente, mantém o programa de rádio “Páju”, uma referência para várias gerações de ouvintes.

Professor no ensino superior, fotógrafo e historiador, Augusto Lemos irá, por seu turno, partilhar as memórias da sua participação na Revolução sob o comando direto de Salgueiro Maia, capitão de Abril que dirigiu as tropas revolucionárias de Santarém até Lisboa e cercou o Comando Distrital da GNR, onde se encontrava Marcelo Caetano, presidente do Conselho.

O programa das comemorações do 25 de Abril inicia-se no dia 22, com a representação de “Telefonia de Abril – Canções e Poemas de Abril”. Uma peça de teatro para a infância e famílias, que poderá ser vista em duas sessões, às 11h00 e às 14h30, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso.

No dia 25 de Abril, as celebrações iniciam-se, às 9h30, com a realização da Caminhada da Liberdade, que irá decorrer no percurso “PR1 STS – Histórico Pré-Industrial”, no âmbito do Programa de Percursos Pedestres do Município de Santo Tirso.

Com um grau de dificuldade de Nível III – Algo Difícil, a Caminhada da Liberdade será aberta à população em geral e terá início no Carvalhal de Valinhas, passando por locais como as Quedas de Fervença, Pereiras e, ainda, o Centro Interpretativo e Castro do Monte Padrão. A concentração dos participantes será, às 9h00, na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal. A inscrição é obrigatória e pode ser feita através da aplicação móvel “CM Santo Tirso”, ou do link disponível no site da autarquia.

A partir das 11h00, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, terá lugar a Sessão Solene Comemorativa do 49º Aniversário do 25 de Abril, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...