Santo Tirso
Desemprego em Famalicão, Santo Tirso e Trofa abaixo dos 5%
A taxa de desemprego no concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa estavam, em abril, abaixo da média nacional.
A taxa de desemprego no concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa estavam, em abril, abaixo da média nacional.
A taxa de desemprego nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa encontrava-se, no mês de abril, abaixo dos 5%, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Dos três concelhos, a Trofa é a que tem taxa mais baixa, com 3,6% da população ativa inscrita no centro de emprego, o que representa 939 pessoas. Relativamente ao mês homólogo de 2022, houve uma queda do desemprego de quase 12%. A percentagem de descida aumenta consideravelmente, para 32%, se comparado com abril de 2021, ano fortemente afetado pela pandemia.
Já o concelho de Vila Nova de Famalicão registava, em abril deste ano, 3,8% de população ativa desempregada e inscrita no IEFP, ou seja, 3387 pessoas. Quando comparada com o mês homólogo do ano passado, o número de desempregados desceu 1% e, relativamente a abril de 2021, a descida chega aos 25%.
Com 2003 pessoas inscritas no centro de emprego, Santo Tirso apresentava, no mês transato, uma taxa de desemprego de 4,6%, que, relativamente a abril de 2022, representa uma queda de 6,6% e de quase 26% comparado com o mês homólogo de 2021. Nessa altura, a taxa de desemprego naquele concelho fixava-se nos 6,2%.
Os valores mais recentes do desemprego nos três concelhos revelam uma situação bem mais positiva que na média nacional, cuja taxa de desemprego, no final do primeiro trimestre, situava-se nos 7,2%, segundos dados do Instituto Nacional de Estatística.
Entre os concelhos do Norte com maior grau de diversificação setorial
Segundo o Norte Estrutura, documento da CCDR-N que dá conta da evolução demográfica da região nos últimos 30 anos e do seu impacto na especialização económica, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa apresentavam, em 2021, uma elevado grau de diversificação setorial, ou seja, a atividade económica está distribuída por várias áreas e não somente focada em determinado setor, como no passado aconteceu com o têxtil, fortemente implementado no Vale do Ave.
Vila Nova de Famalicão é o segundo concelho que apresentava mais população empregada nas Indústrias Transformadoras (23.984), apenas atrás de Guimarães (28.480). A atividade económica mais importante no concelho era, em 2021, a confeção de artigos de vestuário, com 7,6% da população empregada. Esta é também a área predominante em Santo Tirso, com uma taxa de emprego de 9,2%.
Na Trofa, é a fabricação de elementos de construção em metal a mais representativa, com 5,1% da população empregada neste setor.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição 286 do Jornal do Ave
-
lifestyle2 semanas atrás
Mais de metade dos europeus jogam videojogos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Exposição “Memórias da Fábrica | O Conde de S. Bento” em Santo Thyrso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Grupo Coral Juvenil de Vale São Cosme Celebra 30 Anos de Música e Tradição
-
Trofa2 semanas atrás
Trofa Lança Desafio “IMPRESSionante” para Alunos do Primeiro Ciclo
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão destaca-se como um dos melhores locais para viver em igualdade
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Homem Detido por Furto de Peça de Veículo em Santo Tirso
-
Trofa6 dias atrás
Homem detido por tentar abalroar carro onde seguia ex-namorada e amigo na Trofa