Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão promove programa para viver a Semana Santa

Na próxima sexta-feira, a Via Sacra Jovem faz-se pelas ruas da cidade, a partir da Igreja Matriz Nova, às 21h30.

Jornal do Ave

Publicado

em

CM VNF
Publicidade

“Uma programação intensa, direcionada para a vivência comunitária, religiosa e cultural”. Foi desta forma que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão anunciou o cartaz alusivo à Semana Santa, que naquele concelho decorre com várias iniciativas, até 30 de março.

Aposta cultural da autarquia, este que é o mais importante período da Igreja Católica é considerado um argumento para fazer de Famalicão “um ponto de passagem obrigatório no roteiro regional do turismo religioso”.

O programa iniciou a 16 de março, com a 2.ª edição da Caminhada pelo Património Religioso e Histórico de Vila Nova de Famalicão, e teve um dos momentos altos no dia seguinte, com a Via Sacra ao vivo, encenada pelos utentes do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência de Touguinha.

Publicidade


Na próxima sexta-feira, a Via Sacra Jovem faz-se pelas ruas da cidade, a partir da Igreja Matriz Nova, às 21h30.

No próximo fim de semana, a 23 e 24 de março, repete-se o certame Páscoa Doce, na Praça D. Maria II. A iniciativa inclui o Concurso de Doces Caseiros de Páscoa, workshops e um concerto de Páscoa, protagonizado pela Banda de Famalicão, a realizar no dia 23, na Igreja Matriz Nova, às 21h30. Já no dia de Domingo de Ramos terá lugar o Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’, que vai percorrer as ruas da cidade famalicense, a partir das 15 horas.

A Procissão de Ramos sai da Praça 9 de Abril, às 10h00, até à Igreja Matriz Nova, onde se celebrará a eucaristia.

A 28 de março, o destaque vai para a recriação da “Última Ceia”, na Praça 9 de Abril, às 21h00, e para a Procissão do Senhor da Cana Verde – ‘Senhor Ecce-Homo’, meia hora depois, com início na Igreja Matriz Antiga. A recriação do Julgamento de Jesus no Pretório, a celebração da Paixão do Senhor e a procissão do Enterro do Senhor, acontecem no dia seguinte, a partir das 20h30, na Praça 9 de Abril e na Igreja Matriz Antiga, respetivamente.
Na véspera da Páscoa, a Igreja Matriz Nova acolhe a Vigília Pascal, às 21h00. No domingo, 31 de março, a saída dos compassos acontece às 09h30, na Igreja Matriz Antiga, enquanto a eucaristia solene tem lugar na Igreja Matriz Nova, às 12h30.

A Confraria das Santas Chagas, entidade organizadora da Semana Santa de Famalicão, assegura que tem procurado cimentar a programação, apostando em dinâmicas mais atrativas. “Das celebrações litúrgicas às recriações históricas, do teatro à música, da arte à espiritualidade, da tradição à contemporaneidade, a Semana Santa envolve cada vez mais instituições e público, num programa singular e atrativo que reflete o crescimento e a aposta que temos feito na promoção dos eventos além das fronteiras de Vila Nova de Famalicão”, destaca José Pedro Sousa, juiz da Confraria das Santas Chagas.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...