Fique ligado

Santo Tirso

BIBLIOTECA MUNICIPAL ASSINALA CENTENÁRIO DE JOSÉ SARAMAGO COM TEATRO E CONCERTO

A Biblioteca Municipal de Santo Tirso dedica a programação do mês de novembro a José Saramago. Teatro, concertos e sugestões de leitura assinalam o mês de aniversário do escritor português, nascido há cem anos.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A Biblioteca Municipal de Santo Tirso dedica a programação do mês de novembro a José Saramago. Teatro, concertos e sugestões de leitura assinalam o mês de aniversário do escritor português, nascido há cem anos.

“Mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia”, lê-se no final de Memorial do Convento, provavelmente a obra mais emblemática de José Saramago, e lê-se no meio da calçada, diante da Casa dos Bicos, no Campos das Cebolas, em Lisboa, junto à oliveira ali plantada após a morte do único prémio Nobel da Literatura português, em 2010. Se fosse vivo, José Saramago estaria a celebrar cem anos.

Porém, o legado do autor mantém-se vivo e atual – e essa pertinência molda a programação de novembro na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, que apresenta vários espetáculos e sugestões de leitura, para miúdos e graúdos, inspirados nas mensagens que a obra de Saramago ainda hoje transmite.

Já neste sábado, 19 de novembro, chega “O Menino e o Rio”, espetáculo para crianças a partir dos três anos para ver gratuitamente. Interpretado pelos atores Tiago Duarte e Paulo Santos, parte dos textos “O silêncio da água” e “A maior flor do mundo” e chega a Santo Tirso depois de passagens por várias salas portuguesas.

“Na aldeia de Azinhaga, em casa da avó Josefa, dorme o menino embalado nos sonhos. Na arca azul onde se guardam as favas, forrada a recortes de jornal, as palavras despertam o desejo indiscreto de saber”, conta a sinopse do espetáculo criado pela Estação das Letras.

“De caderno e lápis na mão sai o menino todos os dias e, rio acima, rio abaixo junto às margens onde a água encontra a terra, navegam as histórias que um dia serão memórias”, acrescenta a descrição de uma peça que não fala apenas para os mais novos.

“Não creio que exista no mundo um silêncio mais profundo que o silêncio da água. As pessoas dizem que o menino saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e de que todos os tamanhos”, continua a sinopse do espetáculo com cerca de 45 minutos, que pode ser vista a partir das 10h30.

A entrada é grátis, mas para assistir, é necessária inscrição prévia, através do email servicoeducativo@cm-stirso.pt ou do telefone 252 833 428. As inscrições estão limitadas a 20 crianças, acompanhadas por um adulto.

Na sexta-feira, 25 de novembro, às 21h00, a programação já não é apenas para crianças e todos são convidados a conhecer “Levantei-me do Chão – Lado B”, um concerto-teatral de Carlos Marques. Trata-se, na verdade, de uma versão reduzida e simplificada estética e tecnicamente do espetáculo LEVANTEI-ME DO CHÃO, estreado em outubro de 2015.

Num concerto informal, contam-se algumas histórias do livro Levantado do Chão, de José Saramago, e cantam-se músicas inspiradas não só nele, mas também em nomes como Zeca, Zé Mário Branco, Fausto, Sérgio Godinho entre outros.

__________________

Também de entrada gratuita, deve ser feita inscrição através do email servicoeducativo@cm-stirso.pt ou do telefone 252 833 428.

Para além dos espetáculos, durante este mês, a Biblioteca Municipal de Santo Tirso promove sugestões de leitura de obras de José Saramago para crianças, jovens e adultos.

José Saramago nasceu a 16 de outubro de 1922, na aldeia de Azinhaga, na Golegã. Em 1998, recebeu o mais importante prémio da literatura mundial, o Nobel. Três anos antes, recebera o Prémio Camões, o mais relevante da literatura lusófona.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...