quant
Fique ligado

Notícias

Câmara de Santo Tirso lança concurso para construção de rotunda na VIM

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Com valor base de 1,4 milhões de euros, o concurso público para a primeira fase da ligação de Vila Nova do Campo, concelho de Santo Tirso, à estação de Lordelo, em Guimarães, foi lançado esta quarta-feira, em Diário da República.

Esta primeira etapa da empreitada visa a construção de uma rotunda na Via Intermunicipal (VIM), no entroncamento com a EM644.

Esta obra que, segundo as primeiras perspetivas da autarquia de Santo Tirso, deveria ter avançado há um ano, tem um prazo de execução de um ano e será financiada pelo orçamento da Câmara Municipal. As propostas ao concurso público devem ser apresentadas até 19 de julho.

Esta obra tem como propósito reduzir a sinistralidade registada naquele entroncamento, pelo que serão “construídas passadeiras elevadas, para reduzir a velocidade em ambos os sentidos”, adiantou o autarca tirsense, Alberto Costa.

“Simultaneamente, uma das alterações mais importantes prende-se com a construção de um arruamento exclusivamente destinado à saída de S. Martinho do Campo, em direção a Vilarinho”.

Recorde-se que o projeto, apresentado em março de 2023, contempla uma segunda fase, com construção de uma ponte, sobre o rio Vizela, que só avança quando a primeira estiver concluída. Este projeto, de “grande envergadura” e inicialmente orçado em 1,6 milhões de euros, envolve, segundo detalhou Alberto Costa, edil tirsense, um “diálogo com a Câmara Municipal de Guimarães e com o Governo”.

Pode ler também...