quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Casa da Memória Viva organiza o 2.º Passeio da Famalicidade este sábado

Inscrições estão disponíveis no site da Casa da Memória Viva (www.memoriaviva.pt), ou podem ser feitas no local, antes da partida.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Para marcar o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, celebrado a 21 de setembro, a Casa da Memória Viva (CMV) de Vila Nova de Famalicão vai realizar a segunda edição do Passeio da Famalicidade. A iniciativa, que teve início no ano passado, será dividida em dois percursos com cerca de 4,6 km cada, adaptados a diferentes públicos.

Pela manhã, das 10h às 12h, o evento estará aberto a todos os interessados em redescobrir a cidade, num passeio que alia atividade física à fruição cultural. A participação exige inscrição prévia no site da CMV ou no local do evento, com um donativo mínimo de 5 euros, que será destinado às ações de sensibilização e capacitação de cuidadores e familiares de pessoas com demência.

Na parte da tarde, entre as 14h30 e as 17h, será organizado um passeio especialmente pensado para seniores e pessoas com mobilidade reduzida ou em declínio cognitivo. Estes participantes serão transportados em dois “trishaws”, veículos de três rodas movidos a pedal e apoiados por bateria, cedidos pela associação Pedalar Sem Idade. Esta parceria visa promover o convívio e a interação social entre os seniores da cidade, demonstrando o potencial dos “trishaws” como ferramenta de inclusão e bem-estar.

Carlos de Sousa, presidente da CMV, destaca a importância deste evento, não só como um meio de proporcionar uma experiência agradável aos participantes, mas também como um apelo a decisores e mecenas locais para considerarem a introdução destes veículos no apoio social aos mais velhos.

O Passeio da Famalicidade, que conta com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão e da empresa famalicense Injex, terá também uma componente de homenagem à história local, com passagens por pontos emblemáticos da cidade, como o Estádio Municipal e a Casa de Rorigo, antiga residência do terceiro Presidente da República, Bernardino Machado.

Com um crescimento significativo da população mundial afetada pela demência previsto para os próximos anos, eventos como este são fundamentais para sensibilizar a sociedade para a necessidade de apoio a pessoas com doenças cognitivas e seus cuidadores.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site da Casa da Memória Viva (www.memoriaviva.pt), ou podem ser feitas no local, antes da partida.

Pode ler também...