quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

“Casa Feliz” ajuda mais dez famílias a reabilitar casas

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O executivo municipal aprovou recentemente o apoio de cerca de 48 mil euros para que dez famílias consigam realizar obras de reparação, conservação ou beneficiação das suas próprias habitações, através do projeto “Casa Feliz”. 

No âmbito do programa “Casa Feliz”, as famílias têm acesso a um apoio financeiro de até 5 mil euros para procederem a obras de reparação da habitação. Este apoio também se destina ao aumento de habitações e à conclusão de obras pendentes, assim como, à realização de melhorias em termos de condições de acessibilidade para pessoas com problemas de mobilidade. 

Os famalicenses podem candidatar-se ao projeto durante todo o ano. Para tal, têm de preencher o formulário disponível no site do município (www.famalicao.pt) e entregá-lo Balcão Único de Atendimento (BUA), localizado nos Paços do Concelho, juntamente com os respetivos documentos.

O programa “Casa Feliz” foi lançado em 2005 e, desde então, já foram concretizadas várias centenas de processos de reabilitação de casas degradadas. Para além da vertente do apoio às obras, este programa contempla ainda uma vertente de apoio às rendas, para quem não apresenta uma habitação própria. 

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.programahabitar.org/casa-feliz-apoio-obras.

 

Candidaturas para o Ymotion 2024 abertas até outubro

 

As candidaturas para a 10.ª Edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão podem ser submetidas até 15 de outubro. Os jovens entre os 12 e os 35 anos podem submeter as curtas-metragens em www.ymotion.org. O festival vai desenrolar-se entre 4 e 7 de dezembro. 

A 10.ª Edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão apresenta nove categorias a concurso. O “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2 500 euros, será atribuído à melhor curta-metragem. Haverá galardões para o melhor filme produzido por estudantes do ensino secundário, o melhor documentário, o melhor filme de animação e para o filme preferido do público. Serão ainda distinguidas a melhor curta-metragem experimental, a melhor interpretação, o melhor argumento e a melhor direção de fotografia. 

Anúncio

Tal como nos anos anteriores, o argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos, é o presidente do júri da competição, acompanhado por um painel de jurados vindos do universo do cinema, das artes, da literatura e da fotografia: Carla Chambel (atriz e vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Válter Hugo Mãe (escritor e artista plástico), Paula Lobo Antunes (atriz), Lara Marques Pereira (jornalista de cinema) e Silvana Torricella (realizadora, e argumentista). 

Nesta 10.ª edição, uma das novidades é a realização do documentário “retratos cinematográficos: uma jornada com ymotion”, num tributo à história do festival que pretende mostrar os bastidores e as memórias de figuras notáveis homenageadas pelo YMOTION, como António Pedro Vasconcelos, Joaquim de Almeida, Rita Blanco, Lúcia Moniz e Beatriz Batarda, Rodrigo Santoro, Ines de Medeiros, entre outros. Este projeto será promovido por um grupo de jovens famalicenses, alunos dos cursos de multimédia e audiovisual das escolas secundárias Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco, que assumirão a direção deste documentário coproduzido pelo YMOTION.

Pode ler também...