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Como fazer a gestão do seu apartamento turístico de forma remota?

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Entramos verdadeiramente na era do digital. Se ainda restassem dúvidas, a pandemia e a corrida às plataformas de e-commerce para a compra dos mais variados bens e serviços vieram comprová-lo.

Contudo, não é só nas compras online que isto se verifica. Encontramos exemplos dessa mudança de paradigma, por exemplo, no setor financeiro com a digitalização de serviços tão diversos como os pedidos de crédito ou no setor do Turismo com a gestão de propriedades turísticas no Porto, Lisboa, e outras zonas do país.

Sim, leu bem. O crescimento do número de imóveis destinados ao alojamento turístico tem levado ao aparecimento de um grande número de ferramentas, plataformas e tecnologias que estão a ajudar os proprietários a administrar os seus negócios sem terem que estar presencialmente na propriedade permitindo-lhes poupar tempo e trabalho.

Como fazer a gestão do seu apartamento turístico de forma remota?

Software de gestão de propriedades turísticas

Para quem quer levar ao mínimo possível as suas preocupações com a gestão da propriedade turística, coloque em cima da mesa a possibilidade de trabalhar com um software de gestão de propriedades turísticas.

Esse é o caso das soluções da GuestReady, uma startup internacional de gestão de unidades de alojamento local (AL) em plataformas online que faz a gestão de mais de 130 alojamentos turísticos no Porto.

Esforçando-se por garantir que todos os detalhes estão assegurados para que os hóspedes tenham uma ótima experiência durante a sua estadia, a solução GuestReady “chave-na-mão” ajuda os proprietários a aumentarem a sua renda e a reduzirem a sua carga de trabalho com a gestão das operações diárias do seu Airbnb e outras plataformas de aluguer de curto prazo, incluindo tratar do anúncio online, fotografia, gestão de preços, comunicação com clientes (24/7), limpeza, lavandaria, produtos de higiene pessoal e check-in dos hóspedes.

Automatizar a comunicação com os hóspedes

Um cliente satisfeito significa estar um passo mais próximo de obter mais reservas. Esta tarefa afigura-se, não raras vezes, difícil, uma vez que entre pedidos de reserva, dúvidas dos hóspedes e outros assuntos, há sempre a possibilidade de falhar algum pormenor.

Para que o seu alojamento turístico obtenha melhores reviews nas plataformas de reservas online, procure automatizar as mensagens com os seus hóspedes no universo online de forma a minimizar as tarefas repetitivas e corrigir rapidamente eventuais problemas.

Mantenha os hóspedes informados

Gerir o seu alojamento turístico à distância passa, igualmente, por manter os seus hóspedes informados sobre o funcionamento do seu alojamento local, como o funcionamento dos eletrodomésticos, os dados de contacto para emergências e, principalmente, as regras da sua casa.

Pode, igualmente, criar um guia de boas-vindas com todas as informações: atividades que podem fazer, restaurantes e cafés, e outras sugestões que possam ser interessantes para a estadia, etc.

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Adoção de tecnologias inteligentes

Apesar de ser importante receber e conhecer os seus hóspedes pessoalmente, a verdade é que automatização dos processos de Check-in e Check-out através da utilização de softwares especializados nestes dois processos e de entrada e saída de hospedes do seu alojamento, podem economizar-lhe muito tempo e dar-lhe uma maior flexibilidade na gestão do(s) seu(s) alojamento(s) turístico(s), uma vez que, por exemplo, no caso dos seus hóspedes se atrasarem por algum motivo, não terá que se preocupar com alterações de última hora.

Assim, para além de softwares especializados nos processos de Check-in e Check-out, pode incluir nesta lista de tecnologias fechaduras inteligentes que funcionam com códigos para que os hóspedes possam entrar e sair de casa sem precisarem de ajuda.

Pode, ainda, fazer uso das novas tecnologias de domótica para transformar o seu alojamento local numa “smart-home”.

Entre outras coisas, ao equipar a sua propriedade com ferramentas tecnológicas para controlar e automatizar certas atividades de forma remota, como ajustar a temperatura ou a iluminação, passará a contar com um precioso auxiliar na redução do consumo de energia.

Serviços de limpeza

Um dos aspetos mais importantes da gestão à distância do seu alojamento turístico é a limpeza.

Se não quer ou não tem tempo para limpar a sua propriedade, pode confiar esta tarefa a profissionais especializados na limpeza, desinfeção e lavandaria garantindo-lhe um resultado de maior qualidade e mais tempo para outros aspetos da gestão.

Para além desta solução, existem atualmente plataformas que contam com uma grande equipa de profissionais na limpeza de apartamentos e residências turísticas, que permitem acompanhar todas as tarefas e instruções para manter os proprietários informados do que se está a fazer.

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