quant
Fique ligado

Santo Tirso

Educação ambiental da INDAQUA chegou a mais de 15 mil crianças num ano

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Com três programas educativos em sala de aula e participações em eventos locais, o Grupo INDAQUA fez chegar, em 2023, ações de sensibilização ambiental a mais de 15 mil crianças e jovens dos nove municípios onde é responsável pelo abastecimento de água e gestão de águas residuais.

Das 15.782 crianças abrangidas, em 2023, pelas ações de educação ambiental do Grupo INDAQUA, cerca de 1.000 eram dos municípios de Santo Tirso e Trofa.

Centenas integraram os três projetos educativos da INDAQUA. Entre eles, “Falar de Água com Amor” convidou o 3.º e 4.º ano a escreverem um poema dedicado à água, cruzando ambiente, escrita e leitura.

Já o “Uso Sustentável da Água” trouxe um conjunto de sessões de sensibilização dedicadas a alunos do 5.º ao 8.º ano, que culminou num concurso de vídeo. Por fim, a iniciativa “Água Segura” sensibilizou alunos do 4.º ano, propondo-lhes também um concurso de desenho sobre o ciclo natural e urbano da água.

A estas três iniciativas, juntou-se ainda a presença da INDAQUA Santo Tirso/Trofa em eventos locais, com oficinas lúdicas, complementadas com oferta de água aromatizada ou gelados feitos com água da torneira.

“Todas estas ações têm um triplo propósito. Desde logo – e mais importante – sensibilizamos para a proteção ambiental, reconhecendo nas novas gerações uma importante capacidade de mudança de comportamentos. Para além disso, sublinhamos os benefícios do consumo de água da rede pública e reforçamos a proximidade com as populações que diariamente servimos”, explica Luís Lourenço, Diretor de Comunicação do Grupo INDAQUA.

Em 2024, o Grupo INDAQUA está a dar continuidade à sua aposta em educação ambiental, ambicionando aumentar o universo de crianças e jovens abrangidos por estas ações.

Sobre a INDAQUA: 

Fundado em 1994, o Grupo INDAQUA é líder na gestão de sistemas de abastecimento de água para consumo humano e de saneamento de águas residuais, e um dos maiores operadores no universo das concessões municipais em Portugal, servindo mais de 810 mil pessoas.

Ao assegurar a prestação de serviços que permitem suportar todo o ciclo da água doméstica, a INDAQUA é igualmente uma referência a nível global no que respeita ao indicador mais relevante do setor: a redução de perdas de água na rede de abastecimento.

Anúncio

Com uma equipa de 750 colaboradores, a sua atividade passa pela gestão de oito concessões e pela participação numa empresa municipal, servindo uma população de cerca de 800 mil pessoas em Santa Maria da Feira, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso/Trofa, São João da Madeira, Vila do Conde, Barcelos, Marco de Canaveses e Paços de Ferreira. Assegura ainda o serviço de abastecimento de água nas regiões de Muro e Alcúdia, em Maiorca, Espanha.

Através das suas subsidiárias Aqualevel e Hidurbe, a INDAQUA atua ainda ao nível do apoio, manutenção e monitorização de infraestruturas, tanto ao nível do suporte tecnológico como do apoio à gestão e operação.

A INDAQUA desenvolve, ainda, atividade em Angola, nomeadamente na área de projetos de engenharia e assessoria técnica no setor da água e saneamento. Além de apoiar os sistemas que gere com estas múltiplas valências, a INDAQUA disponibiliza os seus serviços a variadas empresas do setor e entidades públicas.

Pode ler também...