quant
Fique ligado

Desporto

Guarda-redes da Trofa e de Riba de Ave defendem baliza de Portugal no Euro de Minifootball (c/ vídeo)

Rui Assunção e Ricardo Araújo são os guarda-redes da seleção das quinas, que é uma das equipas em competição, numa modalidade ainda pouco explorada no País.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Um é de Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, e o outro da Trofa. E ambos vão defender as cores de Portugal no Campeonato Europeu de MiniFootball, que se realiza na Bósnia e Herzegovina, em junho. Rui Assunção e Ricardo Araújo são os guarda-redes da seleção das quinas, que é uma das equipas em competição, numa modalidade ainda pouco explorada no País.

O trofense Ricardo Araújo, que chegou a iniciar carreira no futebol de 11 no Trofense, faz este ano a terceira experiência em competições internacionais no minifootball.

“Depois daquele bichinho do futebol de 11 ter morrido, esperava apenas jogar com amigos e nunca cheguei a pensar atingir um patamar de seleção”, confessa o jogador de 32 anos, que já conta com representação portuguesa no Europeu de 2022, na Eslováquia, e no Mundial de 2023, no Dubai.

Foi na pandemia que Rui Assunção deixou o futebol de 11, longe de imaginar que, poucos anos mais tarde, estaria a competir ao mais alto nível no minifootball.

“A minha ligação também nasceu com amigos, quando decidimos criar um clube de futebol de 7 e entrar numa liga. Na altura, nem conhecia o projeto da seleção nacional”, adimitiu o ribadavense, que representará Portugal pela segunda vez, depois da experiência no Dubai, o ano passado.

O campeonato europeu de minifootball disputa-se em futebol de 6 e Portugal tem trilhado um caminho de crescimento que já se nota no ranking. Segundo Ricardo Araújo, em 2022, no Europeu, a seleção ocupava a cauda da tabela e, atualmente, é 15.º a nível mundial. “Fizemos um progresso enorme”, assinala.

Por isso, as expectativas para este Europeu são maiores e o objetivo é “chegar aos quartos de final”. Antes, terá de conseguir impor-se num grupo com algumas das melhores seleções de minifootball. O primeiro jogo é a 2 de junho, às 12h30, frente à Bulgária. A 3 de junho, às 10h45, defronta a Sérvia e no dia 4 mede forças com a Geórgia, a partir do meio-dia. Os jogos serão transmitidos pela SportTv.

Rui e Ricardo lutam pela mesma posição, uma questão que não belisca a amizade que construíram, garantem. “O espírito da seleção é um bocadinho diferente de um clube. Quando nos conhecemos, criamos logo uma conexão e hoje há um sentimento de entreajuda”, sublinhou o primeiro.

Da seleção faz parte outro jogador da Trofa, José Campos.

Pode ler também...