quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Missão empresarial ucraniana procura oportunidades em Famalicão

Desde 2022 que Zhytromyr e Vila Nova de Famalicão têm estabelecido um protocolo de cooperação integrado na Estratégia de Diplomacia Urbana do Município

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Conhecer de perto um conjunto de empresas e estruturas do setor têxtil e entidades agrícolas  ligadas à produção de vinhos existentes do concelho de Famalicão, numa perspetiva de capacitação das PME da Ucrânia para o período pós-guerra, é o propósito da Missão empresarial que traz a Famalicão uma delegação da cidade ucraniana de Zhytomyr, que integra a Vice-Presidente do Município, Svitlana Olshanska, a Diretora de Desenvolvimento Económico, Viktoriia Sychova, responsáveis da Associação de Municípios da Ucrânia e empresários do setor têxtil e da produção vitivinícola. 

Desde 2022 que Zhytromyr e Vila Nova de Famalicão têm estabelecido um protocolo de cooperação integrado na Estratégia de Diplomacia Urbana do Município, que surgiu na sequência da guerra no território e muito centrado na cooperação humanitária, mas que agora se estende com esta missão empresarial que procura conhecer melhor as atividades económicas dos têxteis e da vitivinicultura, e no caso do têxtil, nomeadamente a economia verde, a digitalização, e normativos internacionais de certificação.

O presidente da Câmara Municipal Mário Passos recebeu a comitiva nos Paços do Concelho, chefiada pela embaixadora da Ucrânia em Portugal Maryna Mykhailenko. O autarca realçou a disponibilidade para estreitar ainda mais os laços com a cidade ucraniana. “Congratulamo-nos por perceber que na Ucrânia não só se busca a paz como já se trabalha na preparação da reconstrução do país. Nós estamos disponíveis para partilhar conhecimento e a capacidade instalada em Famalicão e ajudar nos desafios que o povo ucraniano terá no futuro” mostrando a vontade de Famalicão em estreitar a colaboração com Zhytromyr e equacionar uma geminação com a cidade ucraniana.

Na ocasião a embaixadora da Ucrânia em Portugal disse que “é muito importante projetar o futuro e é nisso que estamos focados”. Maryna Mykhailenko salientou “o grande potencial económico do seu país, que o clima de guerra não conseguiu ainda expressar”, certa de que alcançado o caminho para a paz no território, missões como esta “serão alavanca da recuperação que a Ucrânia vai necessitar”.

Esta missão empresarial vai realizar-se até sexta-feira com visitas a diferentes empresas designadamente a TMG, a Riopele, a AAC Têxteis, e Casal de Ventozela, ao Citeve, Centi e ATP, assim como a promoção de reuniões bilaterais entre um leque alargado de empresas de Famalicão e de Zhytomyr, com o objetivo de apoiar o fortalecimento de parcerias com o foco na cooperação económica e na exploração de oportunidades de negócio.

Pode ler também...