quant
Fique ligado

Notícias

Município de Famalicão destaca atuação das forças de socorro no combate aos incêndios

Desde o passado sábado, dia 14 de setembro, o concelho de Vila Nova de Famalicão enfrentou 20 ocorrências relacionadas com focos de incêndio.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Desde o passado sábado, dia 14 de setembro, o concelho de Vila Nova de Famalicão enfrentou 20 ocorrências relacionadas com focos de incêndio, que exigiram uma intensa mobilização das forças de socorro e segurança. Durante este período, foram envolvidos mais de 400 operacionais e cerca de uma centena de meios, incluindo corporações de bombeiros, GNR, Sapadores Florestais e o Serviço Municipal de Proteção Civil.

A ocorrência mais grave verificou-se no último fim de semana, com um incêndio florestal que afetou as freguesias de Requião, Vermoim e Vale São Martinho, consumindo mais de 100 hectares de área florestal. Apesar da gravidade, até ao momento, não há registo de danos materiais significativos.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, enalteceu o esforço das equipas de intervenção, afirmando: “Deixo aqui um público reconhecimento a todos aqueles que estão na linha da frente no combate às chamas e no apoio às populações”. O autarca acompanhou de perto as operações, juntamente com o vereador da Proteção Civil, Ricardo Mendes, e sublinhou a importância de comportamentos preventivos por parte da população para evitar novos incêndios.

Até ao próximo dia 19 de setembro, o território continental encontra-se em Situação de Alerta, com as autoridades a apelar à vigilância e à adoção de medidas preventivas por parte da comunidade.

As forças de socorro permanecem atentas e envolvidas em ações de rescaldo e vigilância, procurando garantir a segurança das áreas florestais afetadas.

Pode ler também...