quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Museu da Indústria Têxtil promove conferências sobre a história industrial portuguesa

A primeira conferência, no dia 28 de setembro, terá como tema “O Intendente de Minas José Bonifácio e a máquina a vapor para a mina de carvão do Cabo Mondego”

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MITBA), em Vila Nova de Famalicão, inicia este mês a 6.ª edição do Ciclo de Conferências, dedicada ao tema “Novos Contributos para a História Industrial Portuguesa”. A programação, composta por três sessões, decorrerá a 28 de setembro, 19 de outubro e 23 de novembro, sempre às 15h00. Cada sessão inclui uma visita guiada a um local de interesse patrimonial.

A primeira conferência, no dia 28 de setembro, terá como tema “O Intendente de Minas José Bonifácio e a máquina a vapor para a mina de carvão do Cabo Mondego”, com a participação de José Manuel Brandão, geólogo e doutorado em História e Filosofia da Ciência. Após a palestra, os participantes terão a oportunidade de visitar o Museu Auto Sueco, em Vila Nova de Gaia.

No dia 19 de outubro, Emília Marques, doutorada em Antropologia, será a oradora da segunda conferência, onde abordará o trabalho infantil na indústria do vidro durante a II Guerra Mundial, com a apresentação “’A gente não tinha força pra mais.’ Prosperidade industrial, processo técnico e trabalho infantil no vidro da Marinha Grande durante a II Guerra”. A sessão será seguida de uma visita ao Museu do Linho, em Vila Verde.

A terceira e última conferência, a 23 de novembro, contará com Teresa Silva, especialista em património e museologia, que discutirá a “Fábrica de Cerâmica Senhor D’Além”. A edição encerra com uma visita à Fundação Castro Alves, em Bairro, Vila Nova de Famalicão.

O Ciclo de Conferências é aberto ao público, com inscrições gratuitas e obrigatórias através do email geral@museudaindustriatextil.org ou pelo telefone 252 313 986. Docentes interessados podem solicitar a certificação da participação como Ação de Curta Duração através do Centro de Formação da Escola Camilo Castelo Branco.

Pode ler também...