quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Ode de Maria Capelo à paisagem para ver na Ala da Frente

A exposição “A noite de todos os dias” pode se vista, gratuitamente, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos fins de semana, das 14h30 às 17h30.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Maria Capelo é a artista em destaque na galeria Ala da Frente. Até 4 de outubro, o espaço cultural da cidade de Vila Nova de Famalicão acolhe a exposição da lisboeta, “A noite de todos os dias”, que segundo o curador António Gonçalves é mais um testemunho de que “a paisagem tem sido o objeto de estudo e atenção na obra” da artista.

A mostra, acrescentou, “dá-nos a ver núcleos de trabalho que desenvolveu com a técnica do desenho em que a simplicidade dos elementos e a veracidade dos gestos aportam uma contemplação interessada”, num “gesto que irradia as manchas de tinta da china, sustenta desconstruções dos elementos da paisagem (montanha, árvore) para os reorganizar em composições de autenticidade e enlevo”.

Nascida a 1970, na capital portuguesa, Maria Capelo é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e expõe com regularidade desde 1996, tanto em Portugal como no estrangeiro, destacando-se das suas exposições individuais recentes, “Vento Espesso” (Museu da Cidade, Casa Guerra Junqueiro, Porto, 2022) e “Do planalto se dobra a montanha” (Museu da Cidade, Palacete Viscondes de Balsemão, Porto e Galeria Zé dos Bois, Lisboa, 2022). Em 2022, venceu o Prémio FLAD de Desenho, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e as suas obras integram várias coleções públicas e privadas, entre as quais se destacam a Coleção de Arte Contemporânea do Estado (Portugal), Coleção de Arte Moderna e Contemporânea Norlinda e José Lima, e o Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian.

A exposição “A noite de todos os dias” pode se vista, gratuitamente, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos fins de semana, das 14h30 às 17h30. A Ala da Frente está sediada no Palacete Barão da Trovisqueira (Museu Bernardino Machado), na rua Adriano Pinto Basto.

Pode ler também...