quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

PAN considera que revisão do PDM propõe “bloqueio” a corredores verdes

Para Sandra Pimenta, continua a ver-se “um bloqueio, deliberado, de ligações de zonas verdes que irá, em última análise, eliminar qualquer hipótese da criação de corredores verdes de ligação em todo o concelho.”

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A Comissão Política Concelhia do PAN Famalicão expressou a sua preocupação em relação ao Regulamento do Plano Diretor Municipal (RPDM), atualmente em consulta pública, apontando para o que diz ser a “falta de visão do município na proteção de espaços verdes e na promoção da biodiversidade”.
O partido recorda que, em 2021, foram retirados mais de 9000 metros quadrados do parque devido à construção de um pavilhão industrial nas hortas, e que no ano passado se manifestou contra a proposta de um novo complexo habitacional na mesma área, argumentando que isso poderia estabelecer um “precedente grave” que levaria ao desmantelamento do parque.
A proposta da Unidade Operativa de Planeamento e Gestão – UOPG 1.22 Devesa, presente no RPDM, reforça as preocupações do partido, dado o seu tamanho e as fundamentações apresentadas no regulamento.
“Temos assistido a várias outras situações – zona tribunal, hospital – que não se ajustam às necessidades climáticas que hoje temos em mãos. Por todo o concelho proliferam, desordenadamente, a criação ou aumento de zonas industriais, sem qualquer avaliação de impacto ambiental, isolada ou coletivamente”, referiu a porta-voz do partido, em comunicado. Para Sandra Pimenta, continua a ver-se “um bloqueio, deliberado, de ligações de zonas verdes que irá, em última análise, eliminar qualquer hipótese da criação de corredores verdes de ligação em todo o concelho.”

Pode ler também...