quant
Fique ligado

Santo Tirso

Proteção Civil alerta para previsão de precipitação forte, vento e trovoada esta sexta-feira e sábado

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta a população para a previsão de agravamento das condições meteorológicas.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta a população para a previsão de agravamento das condições meteorológicas. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para esta sexta-feira há “possibilidade de ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, e de granizo acompanhados de trovoadas nas regiões Norte e Centro, não sendo de excluir a possibilidade de ocorrerem trovoadas secas”. Também está previsto vento forte e “subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral (valores entre 33 e 36°C no interior Norte e Centro e litoral a norte do Cabo Mondego”.

No sábado, poderão ocorrer “aguaceiros, por vezes fortes, e granizo acompanhados de trovoadas frequentes e concentradas em especial a partir da tarde nas regiões Norte e Centro”.

Perante estas previsões, a ANEPC alerta a população para hipotéticos cenários, como “ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais
por obstrução dos sistemas de escoamento”, assim como “ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”, piso rodoviário “escorregadio devido à possível formação de lençóis de água” e “possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia”.

A ANEPC apela à população a tomada de medidas preventivas, como “a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais”, “a fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas”, “especial cuidado” na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, da orla costeira e zonas ribeirinhas, a adoção de um “condução defensiva e não atravessamento de zonas inundadas”.

Pode ler também...