quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Relações Luso-Espanholas nos Séculos XIX e XX em conferência

O Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, acolherá no próximo dia 20 de setembro a conferência “Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX”.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, acolherá no próximo dia 20 de setembro a conferência “Relações Luso-Espanholas nos séculos XIX e XX”. O evento, que começa às 09h30 na sala Júlio Machado Vaz, contará com sete palestras ministradas por reconhecidos académicos e investigadores de Portugal e Espanha. A entrada é gratuita.

A conferência abordará temas como a composição ibérica, o franquismo, o hispano-americanismo, as relações entre republicanos portugueses e espanhóis, e figuras como Fernando Pessoa. Entre os palestrantes, destacam-se Ramón Villares (Universidade de Santiago de Compostela), que falará sobre “Portugal e a composição ibérica (1898-1923): Galiza e Catalunha”, e Conceição Meireles Pereira (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), que discutirá as “Relações luso-espanholas na segunda metade de Oitocentos”.

Outros tópicos incluem “O Regicídio (1908) na imprensa madrilena”, por Norberto Cunha (Universidade do Minho), e a “Solidariedade e ambiguidades nas relações entre republicanos portugueses e espanhóis durante os anos 30”, por Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8).

Este evento serve como uma introdução ao tema que o Museu Bernardino Machado escolheu para explorar no Ciclo de Conferências e Colóquio de Outono de 2025. A conferência está também certificada como Ação de Curta Duração para professores, que poderão inscrever-se no Centro de Formação da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site da Câmara Municipal de Famalicão, em www.famalicao.pt.

Pode ler também...