quant
Fique ligado

Santo Tirso

SANTO TIRSO PARTICIPA EM PROJETO EUROPEU DE RESÍDUOS TÊXTEIS

TEXAD PRETENDE ORIENTAR OS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MUNICIPAL PARA UM MODELO CIRCULAR DE GESTÃO DE RESÍDUOS

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O município, através do Invest Santo Tirso, está a participar num projeto inovador que tem como objetivo orientar para a gestão de resíduos têxteis, tendo por base os novos regulamentos lançados pela União Europeia para estabelecer sistemas de recolha seletiva. Projeto junta oito parceiros de sete nacionalidades.

De acordo com o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, cerca de quatro a seis por cento da pegada ambiental da União Europeia pode ser atribuída aos têxteis. O relatório que publicou em 2021 mostra que as taxas de reciclagem de têxteis são bastante baixas, com cerca de 3,3 a 3,7 milhões de toneladas a serem descartadas em resíduos domésticos mistos.

Assim, para resolver esta questão ambiental, a UE lançou um conjunto de novos regulamentos e diretivas, incluindo a Diretiva-Quadro sobre Resíduos, a estratégia da UE para têxteis sustentáveis, o regulamento de conceção ecológica da UE, entre outros, que quer estabelecer sistemas de recolha seletiva de resíduos têxteis, a partir de janeiro de 2025.

A tónica do TEXAD é colocada nos instrumentos políticos que tratam da gestão de resíduos, incluindo os têxteis. Isto significa examinar áreas das políticas relacionadas com a prevenção de resíduos, recolha seletiva, logística, triagem, tecnologias inteligentes de resíduos, sensibilização dos consumidores, etc…

A parceria reúne seis municípios,  com sólida experiência têxtil, uma Agência de Desenvolvimento Regional e um cluster de moda que desempenha um papel consultivo, envolvendoPortugal, Espanha, Itália, Suécia, Holanda, Polónia e Bulgária.

A primeira reunião de trabalho decorreu no início do mês na cidade de Boras, na Suécia, que lidera o projeto, onde foram apresentadas boas-práticas, legislação, métodos inovadores para pré-classificar os resíduos têxteis e, ainda, projetos de consciencialização do consumidor.

Pode ler também...