quant
Fique ligado

Santo Tirso

Semana Couto- Santa Cristina soma e segue (C( Vídeo)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Em Santa Cristina do Couto há uma semana no ano onde cada dia é temático. Este ano a Semana de Couto – Santa Cristina começou no dia 28 de maio e terminou a 5 de junho.

O primeiro dia da semana foi dedicado ao desporto, seguiu-se o da criança, da cultura, do idoso, da saúde, do lazer e ambiente, da mulher cristinense e os dias  4, 5 e 6 de junho foram  dedicados aos sabores, vinho verde e artesanato.
Uma semana comemorativa e que pretende envolver as vertentes cultural, desportiva, histórica e, acima de tudo, as instituições à volta de Santa Cristina do Couto. Esta iniciativa, que começou em 2006, já leva 11 edições e o formato continua a ser o mesmo. A ideia de criar uma semana temática surgiu com o intuito de “envolver as associações, porque é a forma mais fácil de chegar às pessoas”, explicou o presidente da Junta da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto Santa Cristina, Couto São Miguel e Burgães, Jorge Gomes.
Maria Esmeraldina Ferreira, do Centro Social da Câmara Municipal de Santo Tirso, participou no Dia do Idoso e considera que a atividade é importante para “não se esquecerem dos idosos”. Só tem pena que dias assim “não se repitam mais vezes”. Para Maria Esmeraldina Ferreira estes convívios são “uma alegria”, porque são a oportunidade de sair “de casa e levantar o astral”. Tal como Maria Esmeraldina, Maria Alice, do Centro Social Santa Cristina do Couto, dançou e cantou. Para Maria Alice, “é pena que estes momentos não aconteçam mais vezes”, porque “é muito bom para os seniores”. “Eles sentem-se em convívio, serve para animar”, acrescentou.
Tal como os seniores, os juniores também tiveram um dia dedicado a eles. Entre outras brincadeiras, os mais jovens jogaram bowling, basquetebol e, como não podia deixar de ser, futebol. Dinis Machado considerou a atividade “divertida”. Miguel Carneiro assumiu que gostou “de fazer tudo”, já Duarte Carvalho não escondeu a preferência pelo “futebol”.
Foram muitos dias de atividades e animação que agradou a miúdos e graúdos. Por isso, para Jorge Gomes, a nota é positiva. “Apesar das condições climatéricas não terem ajudado, nem no sábado nem no domingo, tudo correu bem. Santa Cristina tem pessoas e associações fortes, de raça, persistentes e, acima de tudo, presentes, que é o mais importante”, assegurou o presidente da Junta. Assim sendo, esta é uma semana para manter. “Vamos na 11.ª edição. Lembro-me das palavras que disse às pessoas na primeira, ‘nós queremos fazer disto uma tradição’. O certo é que 11 anos depois, a atividade continua igual, com o mesmo molde, mais qualidade e abrangência e esta união ainda enriquece mais e dá-nos mais força para continuar”, afirmou Jorge Gomes.

Crianças Couto Santa Cristina

 

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...