V.N. de Famalicão
Tradições fortes, festa animada
Maio é um mês de tradições fortes em Vila Nova de Famalicão, com a celebração de duas das festas mais populares do concelho: a Festa da Flor e a Feira das Trocas. São quatro dias intensos de muita animação, com uma das feiras mais emblemáticas a ser coroada por toda a beleza, perfume e esplendor das flores.
É a 8, 10, 11 e 12 de maio que arranca os festejos de rua e se prepara a cidade para a celebração dos santos populares e das romarias de verão.
Oito de maio é dia de cumprir a tradição com a Feira Grande, também conhecida como Feira das Trocas. O evento decorre no recinto da feira, entre as 7h00 e as 18h00. Instituída em 1205, aquando a atribuição do foral de D. Sancho I a Famalicão, a Feira das Trocas de Maio, conjuntamente com a feira semanal e a Feira Grande de S. Miguel, em setembro, deram um contributo importante na projeção e divulgação pública da imagem do concelho.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “é de primordial importância reanimar e reviver estas tradições como forma de preservação e valorização da identidade famalicense”.
É também isso que se pretende fazer com a Festa da Flor, uma tradição que remonta ao início dos anos 60 e que durante muitos anos foi incluída nas festas concelhias. O momento alto desta festa está marcado para a tarde do dia 12, domingo, com o desfile da batalha das flores a percorrer algumas das principais ruas da cidade, acompanhado de muita música e muita animação. Ao todo, desfilam duas dezenas de associações e coletividades do concelho.
Promovida pela Câmara Municipal, a Festa de maio terá como epicentro a Praça D. Maria II, onde estarão reunidos os expositores de artesanato regional e as tasquinhas de doçaria tradicional, licores e produtos da terra. A festa estende-se também à Praça 9 de Abril, que por estes dias se transformará no lugar da arte e beleza, com exposições, ateliês, oficinas de olaria e cerâmica e workshops.
A animação percorrerá toda a cidade com vários momentos musicais e artísticos. Danças, um arruada de tocadores de concertina e cantares ao desafio, grupos de bombos e concertos marcam a programação. Destaque ainda para a tradicional Procissão de velas em Honra de Nossa Senhora de Fátima, que se realiza na noite de domingo, dia 12 de maio. Saindo pelas 21h30 na Igreja Matriz Antiga.
Para acompanhar estes dias de grande animação popular, nada melhor que os “Dias à Mesa”, a nova iniciativa gastronómica de Famalicão que conjuga os melhores paladares com uma agenda cultural diversificada e animada, proporcionando uma experiência completa dos sentidos. Para acompanhar as Festas de Maio, os restaurantes participantes recomendam Rojões.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição 286 do Jornal do Ave
-
lifestyle2 semanas atrás
Mais de metade dos europeus jogam videojogos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Exposição “Memórias da Fábrica | O Conde de S. Bento” em Santo Thyrso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Grupo Coral Juvenil de Vale São Cosme Celebra 30 Anos de Música e Tradição
-
Trofa2 semanas atrás
Trofa Lança Desafio “IMPRESSionante” para Alunos do Primeiro Ciclo
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Famalicão destaca-se como um dos melhores locais para viver em igualdade
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Homem Detido por Furto de Peça de Veículo em Santo Tirso
-
Trofa6 dias atrás
Homem detido por tentar abalroar carro onde seguia ex-namorada e amigo na Trofa